Cores
Design

Apartamento novo: veja as cores que são tendência de decoração em 2019

23 de Janeiro de 2019

Vai decorar o apartamento novo? Então fique por dentro das cores que são tendência em 2019. Afinal, não é só uma questão de design, mas também de compreensão do que está acontecendo no mundo.

Você sabia, por exemplo, que os sentimentos globais são estudados para chegar-se às recomendações seguidas pelos arquitetos e decoradores? Confira.

Como as tendências de cores são definidas

Todos os anos o instituto norte-americano Pantone, fundado na década de 1960, lança as tendências de cores para a decoração. Para ter o resultado final, são realizadas análises das emoções coletivas contemporâneas.

O objetivo é traduzir o atual momento do mundo por meio da piscicologia das cores. Para isso, são levados em conta movimentos culturais, conflitos e conquistas recentes da humanidade.

Quais são as cores para a decoração em 2019?

Todos os anos uma cor é escolhida como principal. Em 2019 é o living coral, um tom de laranja. Mas a Pantone costuma preparar um guia com uma paleta de cores com sugestões visuais e tonalidades que harmonizam com elas. É o Pantoneview home + interiors, um material pensado especificamente para a decoração de ambientes internos. O deste ano é formado por 72 tons, divididos em 8 paletas. Veja quais são elas:

Cravings

Cravings

Evoca tentações diante de pratos de comida e sobremesas. Contém vermelhos fortes, que remetem a pimentas e especiarias, tons de rosa adocicados e roxos intensos.

Musings

Musings

Essa é uma paleta que visa expressar sentimentos relacionados ao desejo por um estilo de vida mais calmo e por saúde. Por isso, os tons são bastante suaves, como verde e rosa claro.

Cherish

Cherish

Assim como na Musings, na Cherish predominam as cores claras. Neste caso, porém, a simbologia é sobre memórias do passado, principalmente da infância, e a vontade de revisitar sentimentos de conforto, amor, prazer e carinho. O tom destaque da paleta é o Rose Gold.

Classic

Cherish

Como o nome sugere, propõe combinação entre tons atemporais e básicos. As cores são sóbrias, elegantes e duradouras. Nessa paleta estão presentes o cinza-claro e escuro, verdes-azulados e tons próximos ao preto.

Syncopated

Syncopated

Essa paleta de cores traz a ideia da procura de uma energia contagiante, de iluminação. Por isso, contém branco e amarelo brilhantes, bem como um tom amarelo-vermelho quente.

Meanderings

Meanderings

O objetivo é aproximar prazeres desconhecidos, de outras culturas, com os quais queremos entrar em contato ao longo de nossa trajetória. Dentre as cores está o verde-turquesa.

Paradoxical

Paradoxical

Explora o efeito de materiais sintéticos, que são luxuosos e, ao mesmo tempo, acessíveis. Na decoração, permite misturas não convencionais e contém tons de azul, roxo, rosa e verde.

Proximity

Proximity

Aborda a mistura entre a criação do homem e da natureza. Baseia-se nas complexidades da vida do século XXI, trazidas pelas novas tecnologias. Dentre as cores estão o verde-tropical, azul-esverdeado e o azul-real.

Paleta de cores

Gostou de conhecer as cores que são tendência de decoração em 2019 e de seus significados? Qual você usaria no seu apartamento novo? Compartilhe com a D.Borcath nos comentários!

You Might Also Like...