Sala do apartamento
Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório: conheça as vantagens

8 de Março de 2019

Até pouco tempo, entre os anos 1990 e o início dos 2000, tamanho era um atributo muito importante num imóvel. Hoje não é mais. Principalmente nas gerações mais novas, formadas por pessoas que estão saindo da casa dos pais, iniciando uma vida acadêmica ou profissional, mudando de cidade. Em resposta a essa metamorfose cultural, os apartamentos ficaram menores, porém mais funcionais.

Apartamentos menores têm foco em lifestyle jovem

Tanto solteiros quanto casais jovens valorizam apartamentos menores. Mas, além de optar pela praticidade de um imóvel compacto, eles são exigentes quanto a outras características.

Localização, infraestrutura, segurança, exclusividade, sustentabilidade, senso de coletividade, praticidade… Tudo isso é bem-visto e será cada vez mais importante para quem procura um apartamento de um dormitório. Um nicho que, inclusive, investidores com visão e experiência em mercado imobiliário estão de olho.

Que benefícios têm os apartamentos compactos de um dormitório?

Pense numa planta baixa com ambientes integrados e multifuncionais. Um formato compacto que permite praticidade e facilidade de manutenção e limpeza.

Outro benefício é em relação à decoração. Os ambientes precisam de pouca mobília, permitindo um estilo minimalista, no qual menos é mais! E ainda assim causam impacto, afinal, cada peça ganha destaque.

Lei do desapego: um comportamento contemporâneo é a atitude sustentável. Muito espaço aumenta bugigangas e abre campo para acumular coisas desnecessárias.

Agora, junte a isso um empreendimento cujos espaços compartilhados são valorizados, trazendo a praticidade de não ter os equipamentos em casa como os que possuem solarium, coworking e lavanderia. Um condomínio no qual sustentabilidade faça parte do conceito, como os que utilizam água da chuva para a jardinagem e dispõe de bicicletário — os espaços compartilhados são uma realidade!

Os apartamentos de um dormitório, mais compactos, estão surgindo nessa roupagem, e as novas gerações, que cada vez mais querem viver sem carros e em bairros perto dos lugares que mais frequentam, estão gostando!

Um bom investimento

Os imóveis compactos tem a grande vantagem de terem um ticket médio menor. Excelente investimento, pois permite diluir o mesmo valor em mais de um empreendimento e construir um patrimônio com maior liquidez.

Além disso, os apartamentos studio de um dormitório são fáceis de rentabilizar por meio de  locação em plataformas como Shortstay e Airbnb. Esses sites e aplicativos tornaram-se, inclusive, um novo segmento para investidores, sobretudo os localizados em pontos privilegiados, como, no caso de Curitiba, os endereços próximos ao bairro Batel, onde há toda a conveniência do Shopping Batel, além do Hard Rock Cafe.

Leia tambémMelhor localização e conceito em Curitiba

 

 

Esplêndido residências

Gostou das dicas de investimento em apartamentos de um dormitório? Siga no blog da D.Borcath.

Leia também4 coisas que todo investidor precisa saber