Home office: 3 dicas para trabalhar melhor de casa

Home office: 3 dicas para trabalhar melhor de casa

15 de abril de 2020 0 By Conteudo

Trabalhar de casa pode ser desafiador. Em tempos de isolamento social, muitos tiveram que se adaptaram de forma abrupta a uma nova rotina de trabalho, tendo que usar o espaço que era símbolo de lazer e descanso como ponto de trabalho remoto. Para facilitar a sua adaptação, a D. Borcath separou três dicas para trabalhar melhor de casa. Confira!

Crie uma rotina

A rotina é um dos mecanismos mais importantes para se ter previsibilidade e evitar a ansiedade. Em momentos tão incertos como os que temos vivido, nada melhor do ter a sensação de estabilidade e segurança. Por isso, mesmo trabalhando de casa, mantenha seus horários normais de acordar, faça pausas para o almoço e lanche da tarde, bem como determine um horário para finalizar o expediente. 

Além disso, por mais que o trabalho de casa possa gerar maior flexibilidade, é preciso desenvolver mecanismos de gerenciamento do tempo, de forma que o trabalho seja desempenhado com o mesmo foco. Mais do que nunca, a pontualidade nas entregas é fundamental para um home office de qualidade. 

Use ferramentas para gerenciamento de projetos

Trabalhar em home office não significa um trabalho solitário ou isolado. A comunicação eficiente com a sua equipe é fundamental para manter os fluxos de trabalho e a organização do todo. Por meio da tecnologia disponível, diferentes recursos podem ser acionados para preservar o trabalho em equipe, mesmo que cada um esteja na sua casa. Ferramentas de videoconferência para reuniões como o Google Hangouts, Zoom Meetings e o próprio WhatsApp, bem como o gerenciamento de tarefas e projetos via Monday, Trello ou RunRun.It são essenciais para preservar o contato com seus colegas de trabalho e equipe.

Separe um espaço único para o trabalho

Por último, mas não menos importante, separe um espaço único para o trabalho, caso ainda não tenha feito. Sim, as distrações podem ser as mais variadas em casa, e o ideal é você ter um espaço exclusivo para manter o foco. Atente-se para a iluminação correta e dê preferência para iluminação natural ou utilize luzes brancas, que estimulam a atenção e a criatividade. Outro ponto importante é que você esteja confortável, por isso invista na ergonomia adequada. Adaptações simples, como um apoio para os pés ou um suporte para o notebook, além de usar uma cadeira confortável, podem melhorar muito a qualidade da sua rotina e influenciar diretamente sua produtividade. 

Você teria alguma outra dica para trabalhar melhor em home office? Compartilhe conosco nos comentários. A D.Borcath adora ouvir você! Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog