Homem segurando gráfico de investimento
Mercado Imobiliário

4 coisas que todo investidor precisa saber

3 de Janeiro de 2019

Escolher no que investir não é uma tarefa fácil. É necessário estudar o mercado financeiro, estar informado sobre a economia e até ter autoconhecimento — afinal, existem diferentes tipos de investidores, definidos conforme o perfil de cada pessoa.

Apesar do processo demandar tempo, com foco e determinação é possível chegar à melhor decisão para você. Está indeciso? confira a lista de 4 coisas que todo investidor precisa saber que a D.Borcath traz neste post!

O seu perfil de investidor

Investidores são classificados em três categorias básicas. O conservador prioriza liquidez e segurança, abrindo mão de um retorno maior. Investidores moderados aceitam melhor o risco, ou seja, optam por menor liquidez e segurança visando um retorno maior. Já o agressivo prioriza o retorno e corre riscos maiores — geralmente, são experientes e possuem patrimônio elevado para conseguirem tolerar possíveis perdas.

Qual mercado conhece mais

Conhecer o mercado no qual deseja-se investir é essencial. Se você já tem experiência em algum, como o imobiliário, é possível ser bastante assertivo nas operações. Mas é importante estar em constante busca por mais conhecimento, por meio de reportagens sobre economia, imóveis, conjuntura econômica e quais investimentos estão rendendo mais.

Diversificar é preciso

Este item está diretamente relacionado ao anterior. Isso porque, mesmo tendo ciência do que se conhece melhor, quando se fala em investimentos é preciso  levar a sério o conceito da diversificação. O termo significa dividir investimentos em ativos diferentes para diminuir o risco. É o famoso “não colocar todos os ovos na mesma cesta”! Pesquise opções diversificadas conforme o seu perfil de investidor.

No caso do mercado imobiliário, diversificar o tipo de imóvel no qual se investe também é importante para ampliar o público comprador ou inquilino em potencial. Enquanto apartamentos grandes alcançam famílias, os tickets menores atraem jovens e estudantes que se mudam para morar sozinho.

Localização é essencial no mercado imobiliário

Quem é investidor e visa a grandes negócios no mercado imobiliário precisa ficar atento à localização dos empreendimentos. Isso faz total diferença para tomar escolhas assertivas, já que imóveis no centro das grandes cidades e em regiões de maior demanda são locados e vendidos mais facilmente no futuro.

Quanto mais cedo começar, melhor

No caso de investimentos financeiros, o fator tempo é um grande aliado dos investidores de perfil conservador ou moderado, já que os efeitos dos juros compostos podem ser surpreendentes. Para quem deseja investir no mercado imobiliário, a valorização dos imóveis tanto para venda quanto aluguel tem relação com o crescimento das regiões, por isso o fator tempo é essencial.

3 D de barras de investimento saindo do tablet

Identificou o seu perfil de investidor e sobre qual mercado você conhece mais? Comente aqui embaixo! Se você tem dúvidas e quer saber mais do mercado imobiliário, entre em contato com a D.Borcath!