Qualidade de vida: os benefícios de não enfrentar o trânsito

Qualidade de vida: os benefícios de não enfrentar o trânsito

22 de janeiro de 2020 0 By Conteudo

Curitiba é a quarta cidade mais congestionada do Brasil. Segundo levantamento realizado pela consultoria INRIX, os curitibanos passaram, em março de 2019, 104 horas parados no trânsito, o que equivale a 4,3 dias dentro do carro. Por mais que a capital paranaense tenha um dos melhores serviços de transporte público do Brasil e esteja cada vez mais investindo em meios alternativos e compartilhados de locomoção, o trânsito da capital ainda é um grande desafio. Pensando nisso, a D.Borcath separou alguns benefícios de não enfrentar o trânsito.

Meios de transporte sustentáveis

Com a crescente preocupação com o meio ambiente, o uso de meios de transporte sustentáveis são cada vez mais estimulados (tanto por órgãos públicos quanto por organizações da sociedade civil) e patrocinados (por diversas empresas, inclusive). Ao usar bicicletas, patinetes compartilhados, transportes públicos ou transportes privados de aplicativos, você ajuda a minimizar o trânsito e a tornar a cidade mais dinâmica. 

Economia

Ao não utilizar o carro e, consequentemente, não enfrentar o trânsito, você também pode economizar. Primeiramente, você elimina gastos como IPVA, seguro do automóvel e estacionamento. Além disso, ao morar em uma região central, você pode fazer várias atividades caminhando, como ir para o trabalho, fazer as compras nas conveniências ao redor, etc. Em última instância, além da economia, desenvolver esse hábito pode melhorar (e muito) a sua qualidade de vida. 

Atividade física na sua rotina

O último ponto a ser ressaltado diz respeito ao benefício mencionado acima. Ao evitar o trânsito caótico, você pode utilizar meios de transporte alternativos e aproveitá-los para incluir atividades físicas na sua rotina. Ainda que sejam deslocamentos curtos, eles têm o poder de nos manter ativos e de nos fazer enfrentar o cotidiano cada vez mais sedentário. Que tal pensar nessa possibilidade e utilizar meios alternativos de locomoção?

Viu como existem vários benefícios de não enfrentar o trânsito nas cidades? Invista na sua qualidade de vida. Conte com a D.Borcath.