Educação financeira: saiba como ensinar seu filho a ser um investidor

Educação financeira: saiba como ensinar seu filho a ser um investidor

26 de fevereiro de 2020 0 By Conteudo

Quando se fala em investimento, um dos pontos mais valorizados é o tempo. Quanto mais longos forem os prazos dos seus planejamentos, maiores serão as suas chances de ser bem-sucedido no mercado. E, afinal, quem tem mais tempo que as crianças? Aí está a importância de ensinar o seu filho a ser um investidor desde pequeno — não no sentido literal do conceito, mas de modo que ele saiba o valor do dinheiro e como aplicá-lo da melhor forma. A D.Borcath separou algumas dicas preciosas sobre educação financeira para toda a família. Confira!

Dê mesada e ensine-o a guardar dinheiro

O método mais fácil de ensinar o seu filho sobre finanças é dando-lhe dinheiro, mas de maneira responsável, é claro! Semanal ou quinzenalmente, dê um valor combinado previamente e que caiba no seu orçamento. Pode ser um valor mínimo e até simbólico, mas que gere um comprometimento seu e dele, ensinando-o, assim, algumas lições sobre reconhecer e saber contar valores, além de saber administrar o dinheiro com mais frequência e ter a dimensão do quanto ele precisará guardar para alcançar determinado objetivo (que pode ser a compra de um brinquedo ou a realização de algum passeio importante).

Diga não

O mundo é o lugar dos “nãos” e você precisa preparar o seu filho para a realidade que espera por ele. Dizer não para algum passeio ou brinquedo é um mecanismo simples para mostrá-lo que ele nem sempre terá tudo o que quer. Além disso, caso ele realmente queira, você pode completar o ensinamento deixando-o comprar por conta. 

Dê valor ao dinheiro 

Dar valor ao dinheiro é reconhecer o trabalho que se teve em conquistá-lo — e isso serve para que não ocorram dois erros comuns: o de não valorizar o que se tem ou o de desperdiçar o que foi conquistado. Seja um brinquedo, um ingresso para o parque ou o sorvete que o seu filho queria, não o deixe ser displicente. Esse ensinamento será valioso para diversas áreas da vida dele. 

Ensine generosidade

Além de ensinar o que pode ser conquistado com o uso consciente do dinheiro, é importante que o seu filho aprenda também a doar — tempo, dinheiro e o que mais ele puder. Cada vez mais, prega-se a lógica do desapego e do minimalismo: viver mais com menos. Ensine-o a se desfazer do que não serve mais, a repassar o que poderia ser útil para outras pessoas e não acumular futilidades. 

Gostou das nossas dicas? A D.Borcath está sempre atenta às tendências para trazer os melhores conteúdos para você. Saiba mais acessando o nosso blog!